segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Haciendas de México


Foto Google.

O México tem mil e uma particularidades. Coisas realmente incríveis pra conhecer, como todos já podem ter percebido nos posts do Blog.
Eu quero mostrar um pouco das haciendas, ou fazendas antigas, que fazem parte desse país tão particular.

As fazendas surgiram quando México ainda era colônia da Espanha e muitas apareceram nos séculos seguintes. A maioria, pelo seu espaço territorial era destinada ao cultivo de milho, maguey ou agave (Para quem não conhece!) como é mais conhecido hoje em dia (a planta que produz as famosas bebidas mexicanas: Pulque e Tequila), cana de açúcar, algodão, café, lenha, criação de gado e porcos. Enfim, vários tipos de fazendas que, como no Brasil, faziam crescer a economia do país na época e alimentavam a população mexicana.

 Hacienda La Cañada - Estado de México.

Hoje em dia, as haciendas são lugares mais procurados para festas de casamentos,  batizados e outras reuniões de famílias. Muitas se tornaram Hotéis e Pousadas e, graças a Deus, mantiveram sua arquitetura e charme rústico.

Muitas mantêm ainda seus traços de fazendas de cultivo ou para criação de gado, claro. Sem glamour de festas “de revistas” nem nada. Para mim, são as mais bonitas.

 Hacienda La Cañada - Sala "dos homens".

 Hacienda La Cañada - Antiga "Rede Social", onde o papo rolava solto na hora de lavar louça e roupas.

 Foto Google.

Tive a oportunidade de conhecer algumas que estão aqui no Estado do México, próximas onde moramos e, definitivamente, depois de ver várias fotos na Internet, tenho vontade de conhecer muitas outras.

Uma delas, que fica pertinho aqui de casa, no meio da cidade hoje, mais especificamente no município de Tlalnepantla, se chama Ex-Hacienda de Santa Monica. Peço mil desculpas, mas não encontro as minhas fotos. Como não permitem que a gente tire fotos do museu que aí se encontra, creio que guardei fotos somente no celular e já não tenho nenhuma. Encontrei um vídeo no Youtube que mostra um documentário sobre ela e compartilho abaixo.


Outra muito bonita, fica no município de Tepotzotlán e se chama Hacienda La Concepción, podem dar uma olhada no site oficial Hacienda Concepción
As fotos abaixo são minhas, quando estive aí em 2013. Essa é muito conhecida por realizar festas de casamento BEM chiques mesmo. O lugar é lindo. Cheio de verde e romantismo pra todo lado.






E a última que conheci, num evento da escola dos meus filhos, também na região de Tepeji del Río, se chama Hacienda Caltengo. O espaço hoje também é usado para festas, casamentos. Tem vários jardins espalhados pela propriedade, um salão grande para festa, capela. Muito bonita também.





A maioria das fotos não retrata 1/3 da beleza dos lugares. A sensação de estar nessas Haciendas, pra pessoas como eu, muito deslumbradas com coisas simples, é bem diferente. Prometo buscar novas fazendas para conhecer e pra quem quiser ver fotos TOP, cliquem AQUI, onde nos dão dicas das Haciendas imperdíveis para se conhecer aqui no México e que contam muita história.

Esse post também foi publicado no Blog-parceiro-amigo-do-coração Viviendo en el México mágico, da Melissa Lima.


Saludos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário