terça-feira, 15 de setembro de 2015

Islas Marietas - Riveira Nayarit

Então um certo dia você vê fotos sobre um lugar assim, como o Paraíso na Terra. Por uns anos pensa que é um lugar impossível de conhecer. E aí, do nada, descubro que o Paraíso fica aqui no México. Um dos paraísos, digo... São tantos...
A Playa Escondida, ou Playa del Amor, ou Playa Oculta... como alguns conhecem por aqui fica num "buraco" dentro de uma das 3 ilhas que fazem parte do que são as Islas Marietas, localizada na Riviera Nayarit, do estado de mesmo nome, faz parte do municipio de Bahía de Banderas. A alguns minutos de Punta Mita e vários outros saindo de Puerto Vallarta, se chega nessa ilha.


Para fazer o passeio, as pessoas responsáveis pelos tours, nos dão vários conselhos e "ordens". O local é protegido pelo Governo Mexicano já tem alguns anos. Então para quem quiser ir passear as dicas são:

- Quer tirar fotos com seu celular ou câmera? Prepare o kit a prova d'água daqueles que você pendura no pescoço. Pra entrar na praia, só nadando.
- É pra quem sabe nadar bem, senão, não arrisque, a menos que o pessoal do seu barco diga que o mar está calmo. O dia que fomos o mar estava bravo... É fundo, TEM que usar salva-vidas, o barquinho não para perto da entrada, tem que nadar de 100 a 200m... Ni modo!
- Antes de chegar na Ilha, eles te avisam que é até aquele ponto que você pode passar protetor solar. Depois não pode. E se a policia costeira vê que você passou protetor, não vão te deixar entrar no mar. Eu passei protetor onde eles disseram e depois, TOSTEI. No fim do dia parecia um camarão.
- O passeio dura o dia todo. Se vai com crianças, pode pedir que tenham paciência, ou senão, vão aguentar cara de cansaço mesmo. Eu vou esperar que os meus tenham pelo menos 15 anos de idade pra ir... :)
- Não se pode caminhar pela ilha, ou seja, em cima de onde está o buraco da praia escondida. Já li em alguns sites que "se pode chegar na praia escondida de duas maneiras... " Mentira... É proibido.

As fotos abaixo foram tiradas por um rapaz do nosso tour que se chama Jonathan. Pedi a ele nome e sobrenome pra poder colocar os créditos, mas ele não me respondeu. Ele faz parte do Vallarta By Boat.
 Pra entrar na praia tem que passar por esse tunel sim. O dia que a gente foi a água chegava até o topo, então tínhamos que esperar a maré baixar para poder passar. Como é alto mar, a onda vem forte, tem que saber nadar mesmo. 

 Assim se vê o buraco desde a "caverninha" de entrada da praia. É lindo mesmo. E a água do mar é transparente e azul turquesa.

Do outro lado da ilha há outro buraco que se pode entrar com barcos pequenos. Nós somente passamos na frente, já que fomos a outro lado para mergulhar e andar em caiaque.

 As fotos abaixo já são minhas, de vários pontos em volta das ilhas.



 Aqui foi onde entramos para mergulhar, mas o mar estava muito agitado. Teve quem entrou e retornou ao barco porque não podia nadar. Eu fiquei uns 20minutos e pude ver alguns peixes nadando embaixo de mim, mas a parte "de fora" estava mais bonita.






"Diz a lenda", de acordo com os guias, que o arquipélago era usado como lugar de testes de bombardeios nos anos 1900's e que a praia escondida só foi descoberta depois de que uma bomba abriu o buraco que hoje podemos ver a praia.
Também contam que Jacques Cousteau chegou na ilha, na década de 60, pesquisando sobre a vida marinha e, entre outros, foi responsável para que começassem a preservar flora e fauna do lugar. Que bom!

E nessas pesquisas encontrou esse pássaro bem engraçadinho com as patas azuis, conhecido como Pájaro Bobo de patas azules.

Foto: do Jonathan também.

Segue um vídeo bem bonito sobre o lugar...

Fonte: Youtube.

Um comentário:

  1. ISLAS MARIETAS OVEREXLPOITED. Tourism is one of the worst predadors. Profepa ( Federal Attorney for Environmental Protection) detects a black market for permits. State Tourism - with it´s short term vision- disregards the islands carrying capacity.
    ISLAS MARIETAS, Bahía de Banderas, RIVIERA NAYARIT.
    http://rivieranayaritone.blogspot.mx/2015/05/islas-marietas-bahia-de-banderas.html
    http://rivieranayaritone.blogspot.mx/2014/05/islas-marietas-riviera-nayarit.html

    ISLAS MARIETAS
    PRINCIPALES PRESIONES Y AMENAZAS:
    Desarrollo de infraestructura de turismo de alto impacto
    Presión por malas prácticas turísticas
    Contaminación (agua y suelo)
    http://www.conanp.gob.mx/que_hacemos/pdf/programas_manejo/Final_IslasMarietas.pdf

    ResponderExcluir