quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Día de Reyes e a famosa Rosca de Reyes

O México tem tanta tradição, pra tanta coisa e de repente eu lembrei que nunca escrevi nada sobre o Dia de Reis. Que foi ontem.


Para os mexicanos, o dia de Reis é quase outro dia de Natal. Não chega a ser um feriado, mas é esperado por muita gente e já escutei amigos dizendo que sempre esperam por esse dia.
Pra mim, Dia de reis, no Brasil, nada mais era o dia que a gente desarmava a árvore de Natal.
Enfim, no dia de reis aqui, as crianças recebem presentes dos Reis Magos. Assim como recebeu Jesus, dos reis magos.
As crianças antes tem que escrever uma carta para Belchior (aqui no México, Melchor), Gaspar e Baltazar e na noite do dia 05/01 colocam no pé da árvore de Natal - ou, mais tradicionalmente, na JANELA - os seus sapatos e pratinhos com comida, água (para a fome e sede dos reis) e grama (para o camelo, cavalo e elefante). E no dia seguinte, aí estão os presentes outra vez. Ou seja, presentes no Natal, do Papai Noel e depois de 12 dias, presente dos Reis. Haja dinheiro pra tanto presente!!!


Além disso, também há a Rosca de Reyes. 
A rosca é como uma rosca normal nossa, adornada com frutas cristalizadas e dentro dela são colocados pequenos bonequinhos, antigamente feitos de cerâmica, e hoje são de material sintético. Os bonequinhos simbolizam o menino Jesus e quando as pessoas se juntam, em família ou amigos, para partir a rosca, quem for "sorteado" ao encontrar o bonequinho, será quem irá preparar (ou pagar) por "Tamales" no dia de La Candelária, que é comemorado no dia 02 de fevereiro.
O bacana de tudo isso, é que sempre há motivos para que as pessoas se encontrem e passem um tempo juntos. 

 Um pouco dos significados da Rosca de reis. 

 O bonequinho que vem dentro da rosca. Esse ano foi a primeira vez que parti uma rosca aqui em casa com as crianças. Fui a sorteada com o bonequinho na primeira mordida.

Uma super mesa de rosca sendo compartilhada na Plaza de la Constituición - Zócalo, na Cidade do México. Catedral ao fundo.


P.S. - As fotos não são minhas. Só pra ilustrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário