domingo, 28 de dezembro de 2014

Natal no México

Esse foi meu primeiro Natal no México.



Pela primeira vez entendi porque o Papai Noel usa sua roupa vermelha. Sentindo na pele.
O dia 24 amanheceu chuvoso aqui e assim seguiu até a madrugada. Chuva e frio.
Fui até Xochimilco e no caminho, muitos fogos de artifício. Que lindo! Eu adoro.
Passei o Natal com uma família mexicana e adorei todos os segundos com eles.
Gente alegre e festeira, casa adornada, árvore de Natal, presépio, luzes, música e comida deliciosa: Romeritos, salada de maçã, perna de porco, peru.
Meu pão de queijo de aperitivo e minha mousse de maracujá fizeram sucesso, mas foi só um agrado meu (porque não tem nada de natalino nisso), já que eu fui convidada e não podia chegar de mãos abanando.
Todos querendo me contar um pouco das tradições na família, das tradições de Natal no México.
No México tudo tem uma história linda pra ser contada. E tudo me parece mais encantado quando escuto essas histórias de pessoas católicas que mostram o amor e carinho pelo menino Jesus.

Parêntesis: Eu não sou católica praticante e nem posso dizer que sou católica, mas tenho minha fé e gosto de escutar as coisas fora da Igreja. Todo o meu respeito aos católicos. Por favor, não me entendam mal.

As festas natalinas começam uns dias antes do dia 25.

Vamos lá. Um pouquinho de cada uma.

Posadas
As posadas são festas que simbolizam toda a trajetória de José e Maria saindo de Nazaré até chegar a Belém, onde vão pedindo um lugar para dormir (posar) e descansar até o nascimento de Jesus. Começam no dia 16/12 e vão até o dia 24/12.
Nessas festas as pessoas cantam músicas, há comidas típicas e também se rompem as tradicionais pinhatas. Já falei disso nesse post AQUI.

Pastorelas
As pastorelas são pequenas encenações/peças sobre o nascimento de Jesus, a peregrinação de José e Maria, os 3 reis magos, o diabo. São peças alegres, com um toque de humor e sempre com uma "moral da história". Aqui no México, muitas escolas montam com os alunos as suas pastorelas e eu, no auge do meu sucesso, encenei uma o ano passado na Posada do grupo da minha filha.
Já falei que eu me meto em um monte de peças de teatro da escola dos meus filhos??? Hahahaha. Príncipe Encantado em Shrek, Limpador de chaminé em Mary Poppins, Ursula (a polvo malvada da Pequena Sereia) e Hi-5 foram meus personagens aqui!


Aí estou. De José, verde e amarelo. Me divirto!

Nacimientos
Aqui, como em muitos outros lugares, também se montam os presépios. Todos muito lindos, grandes, pequenos, bem pequenos. Esse é o meu. Feito de cerâmica e miçangas.



Arrullar al niño Dios
A novidade pra mim, esse ano, foi o "Arrullar el niño Dios", que significa embalar o menino Jesus. Eu nunca tinha ouvido falar nisso na minha vida. Alguém faz isso no Brasil? Na minha família, nunca vi.
A meia-noite colocam uma imagem do menino Jesus em um manto, junto com doces. E ninam ao bebê para que durma, cantando canções de ninar. Também fazem orações, agradecem e fazem seus pedidos ao menino Jesus.
Depois de colocar o menino Jesus na manjedoura, me disseram para pegar um doce que estava dentro do manto, para que eu sempre tivesse fartura na minha vida.

Canção de ninar.

Imagem de Google.

Adorei meu primeiro Natal aqui. Vamos para o Ano Novo. "A ver que..." 




2 comentários:

  1. Olá, Mariana! Me apaixonei pelo México faz um certo tempo. E por esses dias estava olhando o seu Blogger, e amei muito tudo. Então, é que daqui a 2 anos eu vou ir pra mora no México também e já estou fazendo planos pra viajem e outras coisas. Só que eu não sei como começar algumas coisa. Será que você teria algum e-mai que possamos conversa? Por favor. Estou muito ansiosa pela viajem e preciso de uma ajuda. Grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, segue meu e-mail: marinamachado74@gmail.com

      Excluir