sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Mitos e Verdades sobre "Comer nas ruas do México"

Outro dia uma pessoa questionou se era verdade que no México não se pode comer coisas na rua porque muitos comentam que isso é loucura.
Pois eu, na minha experiência, digo que isso é mito.

Muitos falam do "Mal de Moctezuma" ou "Venganza de Moctezuma", que nada mais consiste em ter diarréia "das brabas" depois de comer, principalmente, algum prato típico que leva "chile" ou pimenta, como dizemos em Português. Outro dizem que o mal acontece quando se toma água que não seja de garrafa. Mas hoje, eu duvido que alguém se arrisque com água de torneira em qualquer país de Terceiro Mundo. Enfim... Já escutei muito mexicano dizer que pra não ter problemas com isso é melhor pedir água mineral, que aqui, pasmem, é a água com gás! 
Dica então: Água natural (ou água sola) é a nossa água mineral. Água mineral é a com gás.

Todo turista que gosta de provar pratos típicos, seja aqui no México, ou em qualquer lugar do mundo, tem que tomar certos cuidados. Ver a cara do lugar, ver como servem os pratos, se tem bastante gente no lugar. Eu muita vezes me baseio na multidão. Se está cheio, é bom. Pode acontecer de ser só, normal. Eu evito comer qualquer tipo de salada nas ruas. Nunca se sabe.


 Frutas cortadinhas ou em palitos. Pode encarar, mas claro, veja a cara da fruta no copo!

Essa foi uma TLAYUDA que comi num mercado em Oaxaca! Dá um trabalhão pra comer, porque tem o tamanho de uma pizza. Ah, detalhe, na maioria desses lugares o limão, os guardanapos ficam como aparecem na foto. Pra compartilhar em uma mesona para várias pessoas.

Mas já comi em milhares de lugares na rua. Já comi tacos, quesadillas, tortas, barbacoa, frutas e sucos (com e sem chile). Nunca passei mal.

A única vez que passei mal aqui no México foi quando comi um Club Sandwich em um restaurante de um museu. 5 dias de rainha, literalmente!
Ou seja, entre provar delícias na rua e comer um sanduíche normal em um restaurante, hoje eu prefiro provar as delícias na rua!!! :)

Para os paulistanos leitores, duvido que alguém já não tenha experimentado um super sanduíche de pernil na saída do Estádio do Morumbi! Eu, que nem sou paulistana, e muito menos torcedora do São Paulo, já provei! E era divino!

Domingo passado eu saí do cinema eu fui comer tacos numa esquina perto da casa de um amigo. Tacos feitos como nossos postinhos de Cachorro-quente. Quando chegamos nesse lugar já vimos que havia, pelo menos, umas 7 pessoas comendo sentadas. 
Eu pedi "tacos al pastor con todo" e estava DELICIOSO!!!! Comi 4! hahahahaha. E quando eu digo "con todo" é porque a carne al pastor vem acompanhada de cebola, coentro, abacaxi, mais o limão e a salsa verde que eu sempre coloco e que fica a parte.
Quando saímos, o lugar já estava cheio de gente. De pé, sentados, comendo tudo o que o lugar oferecia. 

 Assim eles preparam a carne al pastor. Num espeto enorme na vertical do lado da brasa. 

Esse é o Taco al Pastor "com tudo"! A-DO-RO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário