quinta-feira, 20 de novembro de 2014

León - Guanajuato

Aproveitando o fim de semana "prolongado" fui conhecer Léon, no estado de Guanajuato. Fica a 305km daqui onde eu moro. Fizemos a viagem em 3h30, mais ou menos. Daqui, pela estrada que vai a Querétaro tem uma porção de obras de melhorias na estrada, mas enfim, tudo tranquilo. Como sempre.
A desculpa para conhecer Léon foi o Festival Internacional de Globos Aerostáticos, nossos conhecidos Balões. Como chegamos no domingo a tarde e os balões saem cedinho pela manhã, aproveitamos para conhecer o centro histórico da cidade. 
Pelas ruas da cidade, dando voltas para chegar ao Centro Histórico.



 Danza de los Viejitos - original de Michoacán. Com um super toque de humor, os homens vestem sarapes, as máscaras simbolizando a alegria no rosto das pessoas, bengalas e chinelos de maneira para acentuar o ritmo. Muito bacana.


  
Como toda praça mexicana que se preze, uma super bandeira.



 Fuente de los Leones - também na Plaza Fundadores.



Domingo na praça é sempre cheio de surpresas. Palhaços divertindo as pessoas... e MUITAS pessoas sempre. Faz parte do dia. Estar com a família, amigos e "pasar un buen rato" juntos.



Plaza Catedral e o Mural, feito em bronze, a los Mártires de 2 de Enero (de 1946). O povo que se rebelou sobre uma fraude eleitoral foi atacada e muitos foram mortos pelas forças do governo federal nessa data. Aí se lê: "En homenaje a las víctimas de este histórico acontecimiento que marcó a León, esta obra evoca lo espiritual y lo divino: un ángel expresa compasión, el amor y el perdón que sana las heridas del paso del tiempo".


 Catedral Metropolitana de Léon






 Templo Expiatório del Sagrado Corazón de Jesus ou, simplesmente, El Expiatório.
De estilo neogótico, foi construído de 1921 a 2012!!!









E pra quem não acordou cedo para ver a saída dos balões, nos contentamos com uma foto, quando o espetáculo já tinha acabado. Raios de festival que começa cedo e termina cedo demais!!!


Um comentário: