segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Educação no Trânsito

Uma coisa que me chama muito a atenção no México, e aqui, especificamente DF e zona metropolitana é a falta de educação das pessoas no trânsito - ou "tráfico", como eles dizem (palavra já aceita no dicionário como excesso de carros por ruas e avenidas, mas enfim... o assunto é outro).
Quando eu vim morar aqui, logo depois de ter visto de permanência, lá fui eu tirar minha carteira de motorista.
Alguém pediu minha carteira de motorista brasileira?
Fiz algum exame pra confirmar que eu sabia dirigir?
Ou pelo menos que eu conhecia as placas?
Exame prático?
Paguei por aulas?
NÃO! NADA disso!!! Cheguei com passaporte, visto, paguei taxa, tirei foto, assinei e pronto!

Eu acho que para algumas coisas sou muito politicamente correta. E pra dirigir, sou demais. Eu sou daquelas que obedece a velocidade máxima permitida (e quem anda comigo se irrita), não estaciono em lugar proibido. Dou mil voltas, estaciono longe, volto outro dia, mas não estaciono. Bom, eu acho que a maioria das pessoas é educada no trânsito, não vou generalizar, claro.
Outro dia escutei uma pessoa dizendo que tinha se estressado no trânsito, porque "luego nos ponemos muy mensos", ou seja, no nosso dizer, na minha tradução curta e grossa, "rapidinho viramos ignorantes".
Eu ando tirando algumas fotos do que eu vejo de absurdos, mas nem sempre consigo as melhores, porque geralmente estou dirigindo e não dá tempo.
Mas aqui, e agora, especificamente na zona onde moramos, as pessoas são DEMAIS! Passam da conta, do bom-senso.
As regras de trânsito aqui são assim:

1) Prioridade é de quem chega primeiro. Não importa se há uma placa "PARE", se você embicou antes, você ganhou! Passa.
Mas pela Lei, o que vale é - e aqui começam bonito. Deixei em Espanhol para não alterar nada do que diz. Dá pra entender.


CAPÍTULO I DISPOSICIONES GENERALES
Artículo 1o.- El presente Reglamento tiene por objeto establecer las normas relativas al tránsito peatonal y de vehículos en el Distrito Federal y a la seguridad vial.
La prioridad en el uso del espacio público de los diferentes modos de desplazamiento será conforme a la siguiente jerarquía:
I. Peatones; (pedestres)
II. Ciclistas;
III. Usuarios y prestadores del servicio de transporte de pasajeros masivo, colectivo o individual;
IV. Usuarios de transporte particular automotor; y
V. Usuarios y prestadores del servicio de transporte de carga. 

2) Lombadas, chamadas TOPES, servem para você ter um leve balanço dentro do carro. Ninguém diminui, ninguém da passagem. Voltamos ao ponto 1.

3) Sarjeta pintada de amarelo pode parar rapidinho para que alguém desça ou suba do carro, sarjeta pintada de vermelho não pode estacionar de maneira alguma! Eu nunca vi uma pintada de vermelho! Vou prestar mais atenção! :) Fonte: http://www.xeu.com.mx/nota.cfm?id=633272

4) Se uma rua não tem indicação se é pra ir ou vir, as pessoas fazem o que bem entendem. Ou seja, você pode cair na SUPER contramão e seguir assim até encontrar um retorno. Mas assim, digo, como se não tivesse NENHUM problema.

Outro pedaço de lei:


Artículo 6o.- Se prohíbe a los conductores:

II. Circular en carriles de contraflujo (Contramão), carriles confinados, excepto cuando conduzcan vehículos autorizados para ello; - Ahá, meu item 4! O mais engraçado é que, quando há policiais por perto, eles dão uma bronca pelo megafone, pra todo mundo ouvir: "ESTÁ EN CONTRAFUJO, SEÑORA!" hahahahaha. Me divirto.


III. Detener su vehículo invadiendo los pasos peatonales marcados con rayas para cruces de las vías públicas, así como las intersecciones con las vías; - UUUUUUHHHH, essa é básica aqui. Deixar pedestre circular, impossível. "Estaciono, daqui não saio, daqui ninguém me tira". Ou, em lugares como garagens ou entrada e saída de condomínios, "É rapidinho, Sr. Guarda, só enquanto eu espero meu filho descer no ponto de ônibus".

IV. Circular en reversa más de 50 metros, salvo que no sea posible circular hacia delante; - Essa é uma das que eu fico de boca aberta. De ré, até 50m é permitido!!! Ou seja, se você errou um caminho e resolve dar ré pra pegar a rua certa, pode. Alguém mede os 50m? DU-VI-DO.

V. Dar vuelta en "U" cerca de una curva y donde la señalización expresamente lo prohíba; -
Em grandes avenidas e com muito movimento pode. Tem placa de proibido? Nunca vi!


IX. Transportar menores de 12 años en los asientos delanteros; - AFE, criança sem cinto e com mãos e cabeças pra fora eu vejo quase todos os dias. Cadeirinha pros pequenos? Só se for até os 2 anos de idade, pra mãe não surtar! Não é obrigatório.


X. Transportar personas en la parte exterior de la carrocería, se exceptúa el transporte de cargadores o estibadores cuando la finalidad del transporte requiera de ellos y en número y en condiciones tales que garanticen la integridad física de los mismos; - OPA, OPA! Não pode???? Achei que fazia parte das regras! Não transportam pessoas na carroceria, transportam os pedreiros da obra inteira, o time de futebol... O ajudante que ficou cansado...




 Soneca na caçamba! 

Essa foto eu tirei em 2011, quando cheguei aqui. Resolução está péssima, já sei.

XI. Sujetar aparatos de telecomunicación u otros objetos que representen un distractor para la conducción segura del vehículo; - HAHAHAHAHAHAHAHA nem vou comentar.


Aqui o fato não é falar no celular. É parar, na saída do estacionamento do supermercado, como se ninguém quisesse passar, e ficar mandando mensagem por quase 10 min. Ou, estacionar em qualquer lugar para atender o telefone. 

Sim, estava parado. Na saída do mesmo estacionamento que mencionei acima. 


Artículo 8o.- Para las preferencias de paso en los cruceros, el conductor se ajustará a la señalización establecida y a las siguientes reglas: 


VIII. En las glorietas, el que se halle dentro de la vía circular tiene preferencia de paso sobre el que pretenda acceder a ellas; 
A não ser que alguém coloque uma placa "PARE" para quem está na rotatória. Sim, glorieta é rotatória e a preferência NUNCA é de quem está na rotatória. JURO! 


Artículo 12.- Se prohíbe estacionar cualquier vehículo en los siguientes espacios:


No Periférico, onde já quase não há trânsito, quando um falha no meio do caminho, já é motivo de mais transtorno.

d) Rampas especiales para personas con discapacidad;
HEINNN???? Nunca vi! Quando eu encontrar uma eu atualizo o post com foto.

XI. Fuera de un cajón de estacionamiento, o invadiendo u obstruyendo otro; Outra que é motivo de risadas. Quem tem caminhonete, carrão tipo SUVs, SEMPRE ocupa duas vagas em estacionamento. Alguns são descarados, outros só "Acho que cabe".



V. Colocar señalamientos o cualquier otro objeto para reserva de espacios de estacionamiento en la vía pública sin la autorización correspondiente;  - O México é o país do "guarda lugar pra mim". Aqui eles dizem "apartar". Têm muitos, mas muitos lugares onde as pessoas colocam caixas, latas de tinta com cimento para GUARDAR o lugar na rua. Juro que, as vezes, eu tenho vontade de descer, tirar o objeto e estacionar... Mas... vai saber o que pode acontecer, né? Estrangeira, querendo mudar as "regras" de boa convivência!!!






2 comentários:

  1. pero es la falta de educación en su real sentido , no por seren groseros y si por no seren obligados a teren clases de teoría de señalización y de manejo...o sea no son educados para manejar, porque me parecen bien educados sin, como personas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, pues creo que sí, ese es el problema. Creo que las leyes no son "claras" o muchas veces nadie se preocupa en mantener la orden y buenas costumbres cuando manejan. Yo creo, e ya dije muchas veces acá, que los mexicanos son de las personas más amables y bien educadas que ya conocí. Saludos.

      Excluir