quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mitla - Oaxaca


Mitla é um dos sítios arqueológicos mais importantes de Oaxaca. O que mais me chamou atenção nesse lugar é que o sítio arqueológico fica praticamente dentro da cidade. Não é desses lugares que a gente tem que sair buscando por estradinhas perdidas.
Mitla fica a 40km da Cidade de Oaxaca. Parada obrigatória pra quem visita a cidade. Para quem já conhece lugares como as Pirâmides de Teotihuacán ou Palenque e Chichen Itzá, pode pensar "Ai, que lugar mais sem-graça", mas é realmente diferente e vale a pena o passeio. É diferente de todos esses lugares.

Em Mitla há evidências de ocupação humana desde 200 d.C.. As primeiras escavações, em torno de 1850, encontraram evidências de ocupação zapoteca (como em Monte Albán), abaixo das construções mixtecas.
Todo o sítio consta com 5 conjuntos arquitetônicos que são denominados grupos: Norte, de las Columnas, del Adobe y del Calvario, del Arroyo y del Sur.
As construções são muito parecidas com as construções mayas, mas os detalhes em mosaicos de pedra são bem peculiares e distinguem bem a civilização zapoteca.

 Entrada do sítio arqueológico.
Abaixo a Iglesia de Mitla.

Entrada Grupo Norte





 

 Entrada do salão de las Columnas
 Palacio de Mitla.

 Um dos aposentos do Palacio Mitla.


Grupo de las Columnas. 

 Uma das tumbas abaixo do Grupo de Las Columnas.

 Entrada e saída da tumba. Não recomendo para maiores de 1,80m. hahahahaha. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário