terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Huichapan - Hidalgo

Que vergonha, já faz um tempão que não atualizo nada por aqui.
Antes de qualquer coisa, quero agradecer a todos os visitantes nos últimos meses e principalmente aqueles que estão enviando comentários e pedindo "dicas" antes de virem pro México. Tenho feito boas amizades virtuais e outras pessoas, já conheci pessoalmente aqui! Muito legal isso.
Bom, a última vez que eu saí pra passear foi o ano passado, num pueblo que fica a uns 150km daqui, rumo a Querétaro.
O pueblo se chama Huichapan e fica no Estado de Hidalgo.
Como eu cheguei nesse lugar? Bom, eu tenho fins-de-semana de "férias de filhos" a cada 15 dias. Em um domingo (que fazia um frio espantoso por aqui) eu acordei e liguei a TV num canal de Gastronomia e justo aí aparecia um rapaz cozinhando em uma praça muito charmosa. Em Huichapan.
Busquei o local, vi que era perto e fui! Sempre assim, nos meus 5 minutos de insanidade.
Máquina fotográfica com bateria, algum dinheiro na carteira e pé na estrada.

Huichapan es un municipio y ciudad de México en el estado de Estado de Hidalgo. El nombre deriva de las raíces nahuas Huexoapan huexotl, "sauce", atl, "río" que significa "ríos de los sauces". Wikipedia


 E as estradinhas são sempre assim. Um deserto só! Deserto de seco e de gente! Incrível.


Parque El Saucillo - Outro Acueducto lindo. Não é tão extenso nem alto como o de Tepotzotlán, mas a construção é impressionante porque não há "andares". São 40m até lá embaixo.

Mina de areia no mesmo parque. De onde tiravam material para a construção do acueducto e onde, pelo que me disse o guia, muitas estórias de fantasmas eram contadas.


Me preparando para a descida!


 Centro de Huichapan - Igreja de San Mateo (se não me engano).

O dia foi perfeito. Saí do frio de Atizapan para passar um dia de céu azul e calorzinho delicioso.

 Detalhes da porta da Igreja.



 E eu não podia deixar de entrar no mercado. Que são armados nas ruas aos domingos. Dessa vez, o que me chamou a atenção foram os chapéus! Para todos os gostos!

E os chiles, claro.

3 comentários:

  1. Olá, Marina!
    Encontrei teu blog ontem e já dei uma boa lida.
    Também morei no México (por coincidência, tb em Atizapán, em Lomas de Bellavista) e tb tenho um casal de filhos, sendo que o menino nasceu ali.
    Já voltei há 8 anos, mas as saudades ainda dóem. Está sendo bom demais rever lugares que conheço e conhecendo tantos outros que não visitei através do teu blog. Só quem conhece aí sabe da riqueza cultural que esse povo tem de sobra, né?
    Continue escrevendo, please! :)
    Saludos desde Brasil!

    P.S.: vc tem Facebook?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marina,gostaria muito de me mudar para o México,mas não tenho informações sobre empregos,alugueis e lugares para morar,gostaria se tem como você me dar dicas,aguardo contato pelo email se possível : brunna_deus@hotmail.com

    ResponderExcluir