quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Palenque - Chiapas

Palenque

 E a primeira vista, foi assim. Chegando pelo lado do Flamboyant. Graças ao nosso guia, que nos separou de todos os outros turistas que iam pela entrada principal.

 Somente os edifícios numerados têm algo de pesquisa. Todos os outros estão sob a vegetação. Estudos com raios-X mostram a localização da cidade, mas ainda tem muita coisa pra encontrar. Ou não, já que há algo de "pelea" entre arqueólogos e ecologistas, que não querem destruir a selva para novas escavações.

 E aqui, igual a Bonampak e Yaxchilán, 80% do que é pedra, está debaixo das árvores.
E tudo foi encontrado dessa forma! Mais de 2000 anos de história. Incrível.








 Vista geral do alto de uma das "pirâmides".










 Sarcófago de Pakal. Hoje já não podemos descer as escadas do interior para ver o local onde ele foi encontrado. O túmulo, ainda, se encontra abaixo do nível do jardim. As duas imagens abaixo não são minhas. Só para ilustrar, porque é fascinante.


Tumba de Pakal. Original. Há uma réplica da pedra e do que foi encontrado na tumba no Museu de Antropologia na Cidade do México.




Ao fundo a pirâmide onde eu tirei a foto da vista geral da cidade.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada. Agora vejo o comentário. Não recebi notificação antes.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Nossa, que passeio inesquecível! Amei as fotos de verdade!

    Mari adorei seu blog e já estou seguindo!

    Meu sonho é conhecer o México e gostaria muito que vc me contasse suas impressões sobre esse país que eu creio que seja muito interessante!

    Meu e-mail é: clara_m_b@hotmail.com
    Face: https://www.facebook.com/clara.martins.5623

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara, acabo de ver seu comentário. Não recebi notificação disso antes! :(
      Já vou te adicionar no Facebook e podemos trocar figurinhas sobre o México.
      Um abraçø.

      Excluir
  3. OI EU TENHO INTENÇAO DE MORAR NO MEXICO QUANDO ME APOSENTAR, GOSTARIA DE CONVERSAR COM PESSOAS QUE JA MORAM LA PRA TER UMA IDEIA DO CUSTO DE VIDA E OUTROS DETALHES. ESPERO QUE VOCE ACEITE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edivaldo, claro que sim. Quando quiser.
      Meu email é marinamachado74@gmail.com
      Um abraço.

      Excluir